Para a correta construção de
pavimentos em concreto, é recomendada a utilização de máquinas específicas que
garante rápida e perfeita execução do projeto. As pavimentadoras de concreto são
equipamentos que aplicam o material e executam o nivelamento da pista em
construção de pavimentos rígidos. Estão aptas também, de maneira opcional, a
aplicar as armaduras de aço durante o processo de concretagem.
A pavimentadora de concreto é
autopropulsada e se movimenta através de quatro esteiras de borracha maciça
hidraulicamente manobrável. Um caracol espargidor ou arados distribuem
uniformemente o concreto em toda a largura de aplicação, por onde através de vibradores
o mesmo é compactado. A máquina é configurada de forma modular de acordo com a
largura de projeto. Os modelos de pavimentadoras de concreto da Wirtgen podem
executar a concretagem de pavimentos com larguras desde 2 metros até o máximo
de 16 metros. É possível instalar uma estrutura retrátil nas bordas para
aplicações em larguras variáveis. O sistema de nivelamento funciona através de
sensores (apalpadores mecânicos) que executam a leitura de um fio-guia,
instalado pela equipe de topografia.
O esquema de funcionamento da
pavimentadora está representado abaixo. O concreto é despejado sobre a pista para que o equipamento execute o nivelamento do pavimento:
O equipamento apresenta uma série de
opcionais configuráveis, se adequando as exigências técnicas de cada projeto. Insersores
automáticos de armaduras de aço são acopláveis a máquina e são facilmente
controladas, sendo possível inserir barras de ligação, barras transversais
centrais e laterais. Régua de acabamento superficial e braço alisador são itens
opcionais recomendados também para uma ótima execução do pavimento de concreto.
Todas estas customizações são realizadas de acordo com a necessidade de cada
aplicação.
Em Porto Alegre está em andamento
obras de execução das linhas de BRT para a Copa de 2014, que na realidade é
apenas a substituição do pavimento asfáltico por um pavimento de concreto nos
corredores de ônibus. No entanto, a construção está sendo executada de forma
manual (sem a utilização de pavimentadora), o que leva um tempo muito maior de obra.
A execução manual também é mais difícil para garantir o correto nivelamento de
pista, dependendo muito da habilidade e competência dos operários. Já no Rio de
Janeiro, a pavimentadora modelo SP 500 da Wirtgen está em operação, executando
obras viárias na cidade (foto abaixo).
Além das pavimentadoras
que concretam a pista, há modelos específicos para concretagem de perfis
monolíticos off-road, tais como
canais, valetas, sarjetas e barreiras de segurança. As versões mais compactas
de pavimentadoras permitem utilizar uma infinidade de moldes para concretar as
mais diferentes formas. O modelo SP 15
da Wirtgen, que trabalhou na construção de barreiras de concreto New-Jersey na
BR-101, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, conseguiu atingir altos
níveis de produção ao executar de maneira contínua a barreira. Fotos abaixo foram
tiradas quando no elevado localizado no município de Terra de Areia-RS.
essas maquinas sao show
ResponderExcluirshow essas maquinas
ResponderExcluirEu as achei muito lentas, apesar de serem sensacionais. Vi uma operando e n gostei dessa lentidão. Acredito que ela seria mais rápida se ela tivesse menos funções. Essas funções seriam realizadas pelos colaboradores.
ResponderExcluirAlém disso, deve ser bem cara.