A etapa de compactação de solos e de asfalto
é tão importante quando as demais fases no processo de construção de rodovias.
Porém, não costuma receber a mesma importância e nível de preocupação. Uma
falha de compactação no subleito de uma rodovia compromete todas as camadas
acima. Erros de aplicação na compactação asfáltica podem comprometer totalmente
a qualidade final da pavimentação, mesmo que o concreto asfáltico seja de boa
qualidade e a pavimentação executada pela vibroacabadora tenha sido bem feita.
Os rolos compactadores são os
equipamentos destinados a executar esta etapa. Em terraplenagem, a compactação
consiste em preencher vazios e aumentar a capacidade de suporte do solo. Em
compactação asfáltica, consiste em comprimir o concreto asfáltico, garantindo segurança
e conforto aos veículos, e selar a superfície de modo que a água não penetre na
estrutura.
Também conhecido popularmente como
rolo compressor, os compactadores estão divididos em diferentes faixas em
classificação da ABIMAQ. Estas são:
- Faixa A (Single-drum> 5 < 9 ton)
- Faixa B (Single-drum> 9 < 13 ton)
- Faixa C (Single-drum> 13 ton)
- Faixa D (Tandem < 4 ton)
- Faixa E (Tandem > 4 ton)
- Faixa F (Combinados)
- Faixa G (Estático)
- Faixa H (Pneumático)
Os rolos single-drum, de cilindro único vibratório, são destinados à
compactação de base (terraplenagem). O sistema vibratório consiste em um peso
excêntrico localizado no eixo central do cilindro, cujo acionamento de um
movimento rotativo faz com que o cilindro “vibre”, ou seja, o mesmo sobe a uma
pequena altura (denominada amplitude) e golpeia o solo várias vezes por segundo
(medido em Hertz). Isto potencializa a força aplicada em até duas vezes o peso
operacional do compactador. O impacto vibratório faz com que ondas de choque
sejam geradas para todas as direções, provocando vibrações que reduzem o atrito
entre as partículas, facilitando a compactação. No entanto, é preciso extremo cuidado
para não danificar edificações próximas, tubulações enterradas e outros
obstáculos.
O cilindro dos rolos single-drum pode ser liso ou corrugado
(com patas). O primeiro é destinado à
compactação de solos granulares e arenosos. Já o cilindro do tipo pata é
destinado à compactação de material coesivo, do tipo argiloso. A função da pata
é penetrar superficialmente no solo, aumentando a área de contato para que a
coesão entre as partículas seja quebrada e que a evaporação seja favorecida, assim
o material pode ser compactado.
É importante atentar em relação à
umidade, pois o solo não pode estar nem muito seco, nem muito úmido, sendo
necessário estar próxima a umidade ótima. Fazendo uma simples analogia, para
fazer um castelo de areia é preciso colocar um pouco de água, pois se a areia
estiver muito seca não se consegue compactar. E se molhar demais, fica
saturado. É preciso adicionar uma quantidade exata para atingir a umidade
ótima, assim fica possível compactar. Em trabalho de compactação de solos, o
princípio é exatamente o mesmo.
Os rolos tandem são os de duplo cilindro vibratórios.São utilizados
principalmente em compactação de camadas asfálticas pelo fato de não ter pneus
de tração como os rolos single-drum,
o que deixaria marcas no asfalto.Rolos combinados possuem cilindro vibratório
dianteiro e pneus de borracha em todo o eixo traseiro. São recomendados para
pequenos serviços, tais como operação tapa-buraco e pequenos reparos.Já rolos
pneumáticos são utilizados para selamento e acabamento final da camada
asfáltica. Os pneus do eixo dianteiro são posicionados entre os espaços dos pneus
do eixo traseiro, garantindo a total largura de rolagem. Por ser um rolo
estático, sem gerar ondas de choque dos cilindros vibratórios, é utilizado em
compactação sobre pontes, viadutos e demais locais onde não é permitida a
compactação vibratória.
Existem também rolos de tecnologia
oscilatória de compactação, uma patente da fabricante alemã Hamm. Este tipo de
rolo possui um sistema em que o cilindro mantém contato permanente com a
superfície realizando um movimento oscilatório, sem gerar ondas de choque e
alcançando grau de compactação superior ao do sistema vibratório convencional.
Sobre esta tecnologia escreverei um tópico a parte.
Publicarei em breve também sobre
erros básicos de compactação que são cometidos e dicas de como compactar com
qualidade, compartilhando experiências vivenciadas como engenheiro de aplicação
da Ciber em visitas a obras de construção rodoviária.
Qual o rolo indicado para fazer a compactação do asfalto de tratamento simples de 3 camada
ResponderExcluirOlá Junior, vi só agora a sua postagem. O blogger não havia me enviado notificação de postagem. Bom, para tratamento superficial triplo o ideal é passar o rolo duplo liso vibratório no modo estático ou um rolo pneumático. Eu considero que o rolo de pneus sempre é melhor para o acabamento superficial, pois a propriedade da borracha é puxar os finos e dar um melhor fechamento.
ExcluirNãosei
ExcluirOlá, gostaria de saber qual a diferença entra base, sub-base, leito e sub-leito? E o que significa "puxar os fino" em sua resposta? Estou gostando muito do blog, parabéns!
ResponderExcluirSubleito é o solo natural da região, que deve ser compactado. Dependendo de suas características e da obra a ser construída, este solo necessita ser reforçado. Base e sub-base são as camadas que dão suporte para as camadas asfálticas, sendo formados por materiais granulares (rachão, macadame hidráulica, brita graduada, etc). Sua espessura e os materiais empregados dependem do projeto, do tráfego que a rodovia receberá, da disponibilidade local de materiais, etc.
ExcluirJá o termo "puxar os finos" significa que um rolo de pneu ao passar sobre a camada asfáltica faz com que o material mais fino da mistura seja trazido até os poros superficiais. É o mesmo efeito em uma obra de construção civil ao passar uma desempenadeira sobre o cimento fresco. Os poros existentes em sua superfície são "fechados" e assim o acabamento se torna de melhor qualidade.
Abraço
Ótimo post!
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabenizá-lo! Excelente primor técnico!
ResponderExcluirTenho uma dúvida: Existe cálculo para avaliar a altura de massa asfáltica solta para que após a compactação a massa alcance a espessura de projeto.
Consideramos uma espessura de lançamento pela vibroacabadora de asfalto cerca de 20% superior à espessura compactada. Por exemplo, se a minha espessura final compactada deve ter 5 cm, eu preciso lançar o material com 20% a mais (ou seja, 6 cm). Obrigado por ler o blog, abs.
ExcluirAcho essas máquinas lindas demais!
ResponderExcluirOlá boa noite muito interessante suas respostas. Pergunto em uma base qual o correto? Ir para frente vibrando e voltar selando? Ou posso ir e voltar vibrando desagrega o material?
ResponderExcluirBoa tarde Esmael. Numa camada de base o ideal é compactar com tambor liso vibratório primeiramente. O rolo de pneus na sequência para selar. Ir e voltar vibrando não irá desagregar o material.
Excluirola juliano na camada de asfalto o chapa ou o pneu atras da acabadora.e sobre o chapa hamm
ResponderExcluirBoa tarde estou lendo suas publicações e olha gostig muito parabéns,e venho lhe perguntar trabalho na area de pavimentação qyal a porcentagem de água a ser colocado para recortar a emulsão rr2c para pintura de ligação e qual o tempo para ruptura desde já agradeço.
ResponderExcluirOlá boa tarde em primeiro lugar gostaria de parabenizar pela suas publicações e gostaria de saber qual a porcentagem de água a ser colocado para recortar a emulsão rr2c para pintura de ligação e qual o tempo de ruptura do ligante.
ResponderExcluirBoa tarde. Gostaria de parabenizá-lo pelas publicações do blog, todas muito bem ilustradas e explicadas. Com certeza continuarei acompanhando as postagens. Grande abraço.
ResponderExcluirObrigado Vinicius. Esse ano a correria foi muito grande, não consegui atualizar como gostaria, mas já estou com um novo texto quase pronto para ser postado aqui até o final do mês. Abraço
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