É muito comum associar o nome Usina
de Asfalto para a produção de concreto asfáltico, como o CBUQ e outros tipos de
misturas asfálticas usinadas a quente. No entanto, existem outros tipos de
usinas.
As usinas de pré-misturado a frio,
conhecidas também como usinas de solos, têm a função de misturar os agregados
para utilização em camadas de base de pavimentos. Pode ser adicionado água e
emulsão na mistura dos insumos. Porém, as mais modernas usinas de asfalto a
quente podem ser acopladas de um módulo opcional para a produção de misturas a
frio utilizando os mesmos silos de agregados.
A fabricante alemã Wirtgen
desenvolveu uma usina móvel de reciclagem a frio, de tecnologia mais avançada e
muito mais versátil em relação às usinas de solos convencionais. Este tipo de
equipamento foi concebido para receber tanto agregados minerais virgens como
também material fresado (RAP), para a mistura com o agente ligante, que pode
ser uma emulsão ou espuma de asfalto. Adicionalmente um silo de dosagem de cal
ou cimento pode ser acoplado ao equipamento para incorporar este agente ligante
a mistura.
Em comparação a uma usina de solos
convencional, esta usina de reciclagem a frio dosa de maneira extremamente
precisa os insumos recebidos para a produção da mistura a frio. Esta dosagem é
similar ao processo das usinas a quente, com células de carga e correias com
ajuste instantâneo de velocidade. Na sequência, é introduzido o agente ligante.
Recomenda-se utilizar a espuma de asfalto, pela economia (devido à taxa de
expansão da espuma, reduzindo o consumo) e praticidade desta técnica, que é
altamente recomendada devido à boa adesão com materiais frios e úmidos. As
quantidades precisas de agente ligante e de agregados são definidas por
laboratório. O processo de produção da espuma do asfalto é o mesmo utilizado
nas recicladoras autopropulsadas, que realizam a reciclagem in-situ (no local).
A usina é abastecidapor pás
carregadeiras em silos com grelhas. A mistura ocorre em misturador do tipo
pug-mill, com injeção da emulsão ou de espuma de asfalto. Uma correia de
descarga transporta até o caminhão.O funcionamento da usina se dá por um motor
diesel. Uma grande vantagem do equipamento é a mobilidade, podendo ser
transportado de uma obra a outra, ocupando uma pequena área, conforme fotos e desenho
abaixo.
No Brasil já há estes equipamentos
operando, todos no estado de São Paulo. O modelo KMA 220 da Wirtgen produz 220
toneladas por hora, permitindo que até mesmo vibroacabadoras de grande porte
possam receber material de maneira ininterrupta. Em São Paulo, a usina de
reciclagem a frio foi utilizada em um inovador projeto de conservação de vias
públicas. O equipamento recebe material fresado (RAP), proveniente de um
programa de recapeamento, e pó-de-pedra proveniente de um britador móvel que
utiliza restos de demolição da construção civil (RCD). Adicionando 1% de
Cimento Portland, é produzida uma mistura com asfalto espumado para ser
aplicada como camada de ligação (binder) entre a base e a camada asfáltica de
rolamento.
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