quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pintura de Ligação


Mês muito corrido, pouco tempo para atualizar o blog. No entanto, gostaria de compartilhar um problema que testemunhei em duas obras visitadas este mês e que é muito comum em obras de pavimentação: a execução da pintura de ligação ou da imprimação.
Trata-se da aplicação de um ligante betuminoso (emulsão asfáltica) que promove a aderência entre a camada de base e o revestimento asfáltico. É aplicada também entre camadas asfálticas.
A aplicação deste ligante deve ser preferencialmente executada com equipamento especial, os caminhões espargidores, conhecidos popularmente como “burro preto”. Pode ser aplicada manualmente, desde que seja com precisão e sem deixar pontos vazios. A imprimação deve, preferencialmente, ser executada em dias secos (com ausência de umidade) e não muito frios (temperaturas acima de 10°C).


A pintura de ligação deve ser aplicada em toda a largura e extensão da pista a ser pavimentada. O ideal é que seja fechada ao tráfego, pois os pneus dos veículos acabam removendo o ligante. Embora estes conceitos sejam básicos, é muito comum encontrar obras como a da foto abaixo, com uma aplicação deixando totalmente a desejar:  

O recomendado é que a pintura seja aplicada por passadas da vibroacabadora, como na figura abaixo, onde a faixa da esquerda ainda não recebeu a aplicação.


Outro erro comum é o equipamento de espargimento com bicos entupidos. O que resulta em partes sem a presença da emulsão.




Em trechos fresados é fundamental aplicar a imprimação no local a ser pavimentado, mesmo que a profundidade de corte não tenha chegado a camada abaixo.



A foto abaixo, uma imprimação manual bem aplicada.



A má-aplicação da pintura resulta em uma camada acima com vários pontos “soltos”. Placas podem se desprender facilmente com o futuro tráfego da via. O próprio processo de compactação asfáltica pode ser afetado, pois o concreto asfáltico sem a aderência sofrer movimentações que podem impedir o adensamento do material.
Em obras rodoviárias o problema não ocorre com tanta frequência devido a fiscalização de órgãos como DNIT, DERs estaduais, etc. Porém, em obras de pavimentação urbana é muito comum, pois a fiscalização nestas obras é muito falha. Se na sua cidade acontece o desprendimento de placas de asfalto, você já tem uma pista do que pode ser a causa.



16 comentários:

  1. Boa tarde, Eng Juliano. Tudo bem? Parabéns pela iniciativa de nos manter informado nessa área da Engenharia Civil. Gostaria de saber se eu tenho um prazo para executar a camada de CBUQ 30-45 em cima da imprimação betuminosa ligante do tipo RR-1C? Pois presenciei casos em que o ligante foi aplicado em um dia e a massa em outro, em intervalo aproximadamente de 15 horas. Desde já, agradeço pela atenção.
    Fabio Polidoro Nicoletti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio. A emulsão RR-1C é de ruptura rápida. Esta ruptura ocorre em poucos minutos, permitindo que a pavimentação asfáltica possa ser aplicada na sequência. Lembrando que a emulsão asfáltica é uma combinação de água, ligante asfáltico líquido e agentes emulsificantes. Após a ruptura ocorre a cura, que é a evaporação total da água contida. Podemos verificar que houve a ruptura e cura quando o material aplicado passa da cor marrom para uma cor escura. Assim fica uma película de ligante asfáltico cobrindo a base onde será aplicado o CBUQ, garantindo uma boa adesão entre as camadas.

      Sobre aplicar no dia seguinte, já vi casos assim. Colegas de empresas que comercializam o RR-1C pedem que a sequência de pavimentação seja executada o mais rápido possível para evitar contaminações. Aplicando no dia seguinte pode chover, o vento pode trazer sujeira, os veículos podem trafegar por cima e remover parcialmente o material em alguns pontos, etc. O ideal é planejar a sequência executiva para que ambos os serviços (pintura de ligação e pavimentação) sejam aplicados no mesmo dia.

      Obrigado por ler o blog, abraço.

      Excluir
  2. Boa tarde! Muito bacana seu blog. Pintura de ligação e Emulsão para imprimação é o mesmo? A pintura de ligação deve penetrar no solo?

    ResponderExcluir
  3. Pintura de ligação é uma coisa e imprimação é outra. Servem para diferentes finalidades e empregam materiais diferentes. Imprimação se usa asfalto diluído (CM-30) ou emulsão própria para imprimação. Pintura de ligação se uma emulsão RR-1C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rigor, a pintura de ligação 'está contida' dentro da imprimação.Pois, quem imprima - garante a ligação e a impermeabilização. Já quem pinta, garante a ligação. Imprimação é bem mais cara, tendo em vista que ela também impermeabiliza.

      Excluir
  4. bom dia , poderia me informar qual o tempo que de deve esperar para realizar a aplicação da segunda camada d micro-revestimento e qual o tempo que se deve esperar para realizara a pintura de sinalização ?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, numa operação tapa buraco, na qual foi necessário a retirada de todo o asfalto existente em um determinado espaço, na raspagem foi retirado o material da base em cerca de 20 cm de profundidade e em seguida houve o preenchimento com bica corrida ou brita corrida compactada deixando 5 cm para o CBUQ. Pergunto: pode ser usado sobre a base (bica corrida) a pintura de ligação do RR-1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve imprimar primeiro pois se vc apenas jogar o RR1C (pintura de ligação) vc não estará impermeabilizando.

      Excluir
  6. Boa noite Sr. Juliano, sou estudante de engenharia civil e estou cursando uma disciplina de pavimentação. Muito obrigado pela partilha do conteúdo, sanei minha duvida de forma simplificada por aqui, do que no manual do Dnit. Muitas bençãos abundantes e forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. GOSTEI DE VER.. E GOSTARIA DE FASER UMA PERGUNTA... RR1C..NORMAL PRA CORTAR E COM 30 % D AGUA CERTO??? .. EM LUGARES QUE FOI FRESADO... POSSO COLOCAR 1 POUCO A MAIS DE AGUA ??? MATERIAL GROSSO. CUSTA COBRIR PARTE FRESADA

    ResponderExcluir
  8. RR1C PURO.. JA OUVI DIZER QIR VAI EZUDAR... PURO.. PODE FASER PLACAS DE MASSA ASFALTICA SE SOLTAREM ???

    ResponderExcluir
  9. Qual necessidade. Colocar os 30 % D AGUA no material??.

    ResponderExcluir
  10. Se a emulsao já contém um percentual de água,porquê tem pessoas que adicionam mais água?

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog! Continue, sei que não é fácil, mais seu conhecimento compartilhado tem ajudado no aumento do conhecimento de muitos! Só tenho a agradecer!

    ResponderExcluir
  12. Em relação a novas pavimentações o qual o ideal, usar o serviço de imprimação e pintura, ou somente a imprimação atende?

    ResponderExcluir
  13. Sobre um TSD antigo vou aplicr um CBUQ. Devo imprimar com CM-30 ou pintar com RR-1C?

    ResponderExcluir