quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pintura de Ligação


Mês muito corrido, pouco tempo para atualizar o blog. No entanto, gostaria de compartilhar um problema que testemunhei em duas obras visitadas este mês e que é muito comum em obras de pavimentação: a execução da pintura de ligação ou da imprimação.
Trata-se da aplicação de um ligante betuminoso (emulsão asfáltica) que promove a aderência entre a camada de base e o revestimento asfáltico. É aplicada também entre camadas asfálticas.
A aplicação deste ligante deve ser preferencialmente executada com equipamento especial, os caminhões espargidores, conhecidos popularmente como “burro preto”. Pode ser aplicada manualmente, desde que seja com precisão e sem deixar pontos vazios. A imprimação deve, preferencialmente, ser executada em dias secos (com ausência de umidade) e não muito frios (temperaturas acima de 10°C).


A pintura de ligação deve ser aplicada em toda a largura e extensão da pista a ser pavimentada. O ideal é que seja fechada ao tráfego, pois os pneus dos veículos acabam removendo o ligante. Embora estes conceitos sejam básicos, é muito comum encontrar obras como a da foto abaixo, com uma aplicação deixando totalmente a desejar:  

O recomendado é que a pintura seja aplicada por passadas da vibroacabadora, como na figura abaixo, onde a faixa da esquerda ainda não recebeu a aplicação.


Outro erro comum é o equipamento de espargimento com bicos entupidos. O que resulta em partes sem a presença da emulsão.




Em trechos fresados é fundamental aplicar a imprimação no local a ser pavimentado, mesmo que a profundidade de corte não tenha chegado a camada abaixo.



A foto abaixo, uma imprimação manual bem aplicada.



A má-aplicação da pintura resulta em uma camada acima com vários pontos “soltos”. Placas podem se desprender facilmente com o futuro tráfego da via. O próprio processo de compactação asfáltica pode ser afetado, pois o concreto asfáltico sem a aderência sofrer movimentações que podem impedir o adensamento do material.
Em obras rodoviárias o problema não ocorre com tanta frequência devido a fiscalização de órgãos como DNIT, DERs estaduais, etc. Porém, em obras de pavimentação urbana é muito comum, pois a fiscalização nestas obras é muito falha. Se na sua cidade acontece o desprendimento de placas de asfalto, você já tem uma pista do que pode ser a causa.



5 comentários:

  1. Boa tarde, Eng Juliano. Tudo bem? Parabéns pela iniciativa de nos manter informado nessa área da Engenharia Civil. Gostaria de saber se eu tenho um prazo para executar a camada de CBUQ 30-45 em cima da imprimação betuminosa ligante do tipo RR-1C? Pois presenciei casos em que o ligante foi aplicado em um dia e a massa em outro, em intervalo aproximadamente de 15 horas. Desde já, agradeço pela atenção.
    Fabio Polidoro Nicoletti

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    1. Olá Fábio. A emulsão RR-1C é de ruptura rápida. Esta ruptura ocorre em poucos minutos, permitindo que a pavimentação asfáltica possa ser aplicada na sequência. Lembrando que a emulsão asfáltica é uma combinação de água, ligante asfáltico líquido e agentes emulsificantes. Após a ruptura ocorre a cura, que é a evaporação total da água contida. Podemos verificar que houve a ruptura e cura quando o material aplicado passa da cor marrom para uma cor escura. Assim fica uma película de ligante asfáltico cobrindo a base onde será aplicado o CBUQ, garantindo uma boa adesão entre as camadas.

      Sobre aplicar no dia seguinte, já vi casos assim. Colegas de empresas que comercializam o RR-1C pedem que a sequência de pavimentação seja executada o mais rápido possível para evitar contaminações. Aplicando no dia seguinte pode chover, o vento pode trazer sujeira, os veículos podem trafegar por cima e remover parcialmente o material em alguns pontos, etc. O ideal é planejar a sequência executiva para que ambos os serviços (pintura de ligação e pavimentação) sejam aplicados no mesmo dia.

      Obrigado por ler o blog, abraço.

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  2. Boa tarde! Muito bacana seu blog. Pintura de ligação e Emulsão para imprimação é o mesmo? A pintura de ligação deve penetrar no solo?

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  3. Pintura de ligação é uma coisa e imprimação é outra. Servem para diferentes finalidades e empregam materiais diferentes. Imprimação se usa asfalto diluído (CM-30) ou emulsão própria para imprimação. Pintura de ligação se uma emulsão RR-1C.

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  4. bom dia , poderia me informar qual o tempo que de deve esperar para realizar a aplicação da segunda camada d micro-revestimento e qual o tempo que se deve esperar para realizara a pintura de sinalização ?

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