A vibroacabadora (também chamada de pavimentadora de asfalto) é o equipamento que executa a aplicação,
nivelamento e pré-compactação do concreto asfáltico em obras de pavimentação. É
de fundamental importância o seu correto uso e um eficiente desempenho para a qualidade
final do pavimento.
O concreto asfáltico, produzido em
usina, é transportado por caminhões até a obra, onde é descarregado no silo de
recebimento da vibroacabadora. A máquina tem potência suficiente para empurrar
o caminhão durante o trabalho. O sistema rodante do equipamento pode ser de
esteiras ou de pneus. Hoje, os modelos de pneus possuem tração o suficiente
para empurrar caminhões e operar em aclives.
Após o recebimento do material
asfáltico, este é transportado até a mesa compactadora através de correias. Um
transportador helicoidal transversal, conhecido como caracol, faz o
espalhamento do material em toda a largura de pavimentação.
A mesa compactadora tem a tarefa de
pré-compactar e nivelar a camada asfáltica assentada. A mesa possui sistema de
placas vibratórias aquecidas que executam esta etapa do processo. O aquecimento
é realizado através de gás de cozinha ou resistências elétricas, dependendo de
cada modelo de equipamento.
Algumas mesas compactadoras possuem o
tamper, que é um dispositivo mecânico de sobe-e-desce posicionado em frente da
placa vibratória para aumentar a eficiência do assentamento do material
asfáltico, principalmente em camadas mais espessas.
Para auxiliar a mesa compactadora, deve-se
utilizar sistemas de nivelamento. O princípio de funcionamento é um sensor, que
através de um referencial externo transmite as informações para que a mesa
execute a pavimentação de acordo com os parâmetros lidos. Os sistemas de
nivelamento podem ser divididos em mecânicos, ultrassônicos ou a laser. Os
mecânicos podem ainda ser subdivididos em sistema de apalpador mecânico (que
faz a leitura de um referencial instalado pela equipe de topografia) ou esquis
(que deslizam sobre a superfície já existente). São mecanismos de fácil
instalação e simples operação.
No Brasil, infelizmente a grande
maioria das obras de pavimentação não utilizam sistemas de nivelamento. O
resultado são ruas e avenidas com imperfeições, que provocam desconforto e
insegurança aos usuários e poças de água em dias de chuva, com perigo de aquaplanagem
dos veículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário