Máquinas estabilizadoras de solos e
recicladoras de pavimentos asfálticos que executam em uma só passada ambos os
serviços. É possível trabalhar separadamente, realizando somente a
estabilização ou a reciclagem do pavimento. A técnica da reciclagem a frio
apresenta o melhor custo-benefício em termos de recuperação de pavimentos
deteriorados, além de ser o de execução mais rápida também.
A técnica de reciclagem a frio é
assim denominada devido ao processo ser realizado sem aquecimento do material
asfáltico. No desenvolvimento das primeiras técnicas de reciclagem, na década
de 70, havia a necessidade de promover o aquecimento para que o asfalto ficasse
amolecido antes da mistura e homogeneização com outros materiais. O
aprimoramento da técnica ocorreu com a concepção das máquinas recicladoras que
permitem executar mecanicamente o corte, a mistura e a homogeneização do
material.
O princípio de funcionamento é
similar a de uma fresadora de asfalto, através de cilindro rotativo dotado de dentes
de corte (bits) executando o serviço. A diferença é a concepção do cilindro. Em
reciclagem, a distância entre os dentes de corte é maior e não há raspadores e
correias para a remoção do material, que permanece no local. O equipamento
realiza o corte a mistura do material existente com possibilidade de adição de
agentes estabilizadores, tais como cal, cimento e espuma de asfalto.
A recicladora possui uma caixa de
reciclagem onde um cilindro de corte, juntamente com barras espargidoras de
água e asfalto, executa o processo. Caminhão de água e de ligante asfáltico são
interligados com a recicladora através de entradas localizadas a frente do
equipamento.
Em conjunto com o trabalho da
recicladora, os chamados agentes estabilizadores são lançados sobre o solo ou
pista para que seja misturado com o material reciclado. O agente mais utilizado
no Brasil é o cimento, que é adicionado com o objetivo de aumentar a capacidade
de suporte da camada reciclada. Também já existe no país a tecnologia da espuma
de asfalto em reciclagem a frio, que ocorre através da mistura de ligante
asfáltico, ar e água. O volume do ligante aumenta em mais de 15 vezes, cobrindo
os agregados com uma fina película. É preciso configurar de fábrica o
equipamento para executar tal serviço. A figura abaixo mostra detalhes da caixa
de reciclagem equipada para o processo de espuma asfáltica, através da injeção
de ligante asfáltico, ar e água por tubulações especiais.
A técnica da reciclagem a frio em
rodovias já é bastante utilizada nas regiões sudeste, parte do nordeste e do
centro-oeste. Infelizmente na região sul ainda é muito pouco aplicado, sendo
esta região a que mais sofre com alterações climáticas que danificam o
pavimento asfáltico ao longo do tempo. A técnica de reciclagem a frio apresenta
diversas vantagens, tais como evitar a substituição do pavimento deteriorado,
que envolveria uma grande demanda de transporte, poder reutilizar os materiais
existentes e apresentar maior rapidez na execução do serviço. Segue abaixo um vídeo
sobre recicladora trabalhando em estabilização de base.
Boa noite. Vc conhece alguma empresa em SP que revenda asfalto reciclado ??
ResponderExcluirOlá. As empresas que trabalham com Reciclagem de Asfalto executam um serviço contratado pelo responsável da rodovia (concessionária ou o governo estadual/federal). Não há a venda do asfalto reciclado. O que pode ser feito é uma empresa reutilizar material asfáltico fresado (RAP), adicioná-lo em uma usina adaptada na produção de uma nova mistura asfáltica,
ResponderExcluirsensasional seu blog
ResponderExcluirPossuo uma Recicladora de solos marca Wirtgen, modelo WR240, ano 2013, com 560 horas, em ótimo estado. Preço R$ 1.350.000,00, Máquina em AM.
ResponderExcluirAlguma vaga de operador recicladora de asfalto wr240 wirtgen ou minerador de superfície 2500 wirtgen se tiver me chamem tô disponível pra qualquer lugar cidade ou país 62983427455
ResponderExcluirSabe dizer se o ruído é menor do que a fresadora de asfalto.
ResponderExcluir