sábado, 30 de março de 2013

Compactação Asfáltica


Uma pavimentação asfáltica de qualidade envolve em seu processo cuidados específicos com diversos fatores, tais como o tipo da mistura asfáltica, a curva de distribuição dos agregados, as condições climáticas durante a execução, entre outros. As etapas com maior suscetibilidade de erros são as execuções da pavimentação, pela operação da vibroacabadora de asfalto, e da compactação asfáltica, pela operação dos rolos compactadores. Neste tópico abordaremos a última etapa, que é a mais negligenciada e que pode comprometer todas as etapas anteriores mesmo que elas tenham sido bem executadas.
A compactação do concreto asfáltico é iniciada pela própria vibroacabadora de asfalto, que já pré-compacta o material através do sistema de placas vibratórias aquecidas. Os modelos de maior porte possuem também o tamper, que é um dispositivo de subida e descida a frente das placas vibratórias para auxiliar a pavimentadora no trabalho de pré-compactação e nivelamento do material asfáltico.
No entanto, são os rolos compactadores que possuem a atribuição de compactar a camada pavimentada. Alguns procedimentos básicos na operação precisam ser seguidos:
1)     Faixas de Compactação do Rolo:
A largura do cilindro do rolo compactador é inferior a largura de pavimentação da vibroacabadora de asfalto. Portanto, é necessário compactar em diferentes faixas. A execução deve ocorrer da seguinte forma:
·        Deve existir uma sobreposição entre as faixas de compactação, de 15 a 20 cm, evitando que haja partes não compactadas; 
·        Antes de mudar de direção, o cilindro deve ser levemente inclinado em relação à faixa compactada; 
·        As mudanças de faixas SEMPRE devem ser feitas na parte mais FRIA do asfalto. Ou seja, distante da vibroacabadora.
 
2)     Compactação em pavimentação sem contenção lateral:
Quando não há contenção lateral, tais como meio-fio de calçadas, o processo deve ser executado da seguinte forma:
·       A primeira passada de compactação (faixa número 1) deve ser iniciada a uma distância de aproximadamente 20 cm da lateral. Se a compactação for executada inicialmente junto a borda, ocorre o desalinhamento da mesma;
·       Nas faixas 2 e 3 a compactação é realizada de forma que cada faixa compactada tenha a sobreposição padrão (15 a 20 cm) uma em relação à outra;
·       Por fim, as duas pequenas faixas nas extremidades são compactadas (faixas 4 e 5).
 
3)     Compactação em pavimentação com contenções laterais:
Ocorre quando a pavimentação é executada entre calçadas e outras formas de contenção lateral.
 
A forma de executar é mais simples. A primeira passada do rolo (faixa 1) inicia na borda, junto à contenção lateral. O restante é compactado em faixas laterais sobrepostas até chegar à outra lateral.
 
4)     Compactação em pavimentação de faixas quente/fria:
A maioria das aplicações no Brasil se enquadra nesta classificação. A cultura de não utilizar pavimentadoras de maior porte faz com que seja necessário executar a pavimentação asfáltica em duas ou mais passadas. Isto ocorre quando a largura de pavimentação da máquina é inferior à largura da via.
 
 
Executadas em momentos diferentes, a primeira camada já estará resfriada no momento em que for aplicada a segunda. Portanto, alguns cuidados precisam ser seguidos:
·        A primeira passada (faixa 1) deve ser executada com 80% da largura do cilindro sobre a camada fria, e no máximo 20 cm sobre a camada quente; 
·        A segunda passada (faixa 2) deve ser executada com metade do cilindro sobre a camada fria e metade sobre o asfalto quente; 
·        IMPORTANTE: quando o cilindro estiver em contato com a camada fria (faixas 1 e 2), não deve ser utilizado o modo vibratório. O rolo deve operar nessas duas primeiras faixas em modo estático, pois a ação vibratória danifica a camada resfriada e também o próprio cilindro do equipamento; 
·        Na sequência, o rolo deve ser posicionado até a extremidade oposta (faixa 3) e respectivamente se deslocar até o centro (faixas 4 e 5).
 
5)     Compactação em pavimentação dupla:
Embora não seja comum no Brasil, este processo é utilizado largamente em países europeus onde se busca maior velocidade de execução das obras.
 


Quando duas vibroacabadoras de asfalto trabalham lado a lado e considerando que haja contenções laterais, a execução deve ocorrer da seguinte forma:
·        Iniciar a compactação pelas bordas, junto às contenções (faixa 1);
·        Os rolos são posicionados em uma nova faixa, em direção ao centro da pavimentação (faixas 2), obedecendo a sobreposição padrão de 15 a 20 cm;
·        Por fim, a última faixa (3) é compactada ao centro.
 
Além das recomendações mostradas, é preciso seguir mais alguns procedimentos básicos para uma ótima execução da compactação asfáltica:

·        Compactar sempre o mais próximo da vibroacabadora, desde que a temperatura do material não esteja acima de 145 °C;
·        Desligar a vibração antes de mudar de direção ou de parar o rolo;
·        Manobras sempre com movimentos suaves;
·        Ida e volta sempre pela mesma faixa, em linha reta;
·        Verificar o sistema de espargimento de água e os raspadores, para evitar a aderência de material asfáltico no cilindro do rolo;
·        Nunca deixar o rolo parado sobre o asfalto quente.

 
 
 

22 comentários:

  1. Amigo,
    Sou leigo no assunto,mas curioso
    Muito interessante seu blog
    Algumas perguntas:
    Por que se utiliza muitos equipamentos antigos em pavimentação?
    A temperatura do asfalto na hora da aplicação influi muito?
    Por que se utiliza rolo liso e de pneus na compactação?
    Obrigado
    Oswaldo Machado

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    1. Caro Oswaldo,
      Fico feliz em ver que mesmo pessoas leigas ou que não trabalham diretamente com pavimentação se interessam pelo assunto. Acho que nossa maior missão é contribuir para a melhoria de nossas estradas, vias e ruas em todo o Brasil.

      Bom, respondendo as suas perguntas. Muitos equipamentos bastante antigos ainda são utilizados na pavimentação. Isto ocorre por diversas razões. As nossas obras ainda não apresentam projetos inovadores, com a utilização de novas máquinas e técnicas atuais Através do blog quero escrever bastante sobre estas técnicas. Outra razão é a fiscalização deficiente, principalmente na etapa de compactação de solos e asfalto. Assim, o construtor contratado não investe em maquinário novo porque isto não é exigido por quem o contrata (órgão público).

      A temperatura do asfalto influencia sim na pavimentação. A massa asfáltica sai da Usina a aproximadamente 160°C. O ideal é que seja aplicado na pista em uma faixa de temperatura entre 140° e 120°C. O limite de temperatura para compactação asfáltica é de 100°C.

      Na compactação asfáltica, o rolo liso é vibratório. Utilizado para assentar melhor o material. A função do rolo de pneu é vedar e selar a superfície, puxando os finos para a superfície visando melhorar a impermeabilização e dar o acabamento. Só que no Brasil muitas vezes a sequência é invertida, ou apenas se utiliza o rolo de pneus... enfim, escreverei a respeito aqui no Blog.

      Grande abraço e obrigado por escrever.

      Juliano

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  2. Prezado Juliano,
    Obrigado pelas explicações.
    Continuo lendo seu blog e sempre participando
    Oswaldo mAchado

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  3. Vibroacabadora Volvo (nunca vi no Brasil)
    http://mistrking.rajce.idnes.cz/Novy_asfaltovy_povrch_na_ulici_Mlynske_a_u_skoly_Velke_Hostice_14.-16.5._2013/

    Oswaldo Machado

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  5. Ola, sou Rodrigo e trabalho no ramo, atulmente estou tendo pobrema com a massa asfaltica q chega pra mim na obra, pois o lado carona do caminhao chega com a massa desagregada com muita brita souta e isso compromete todo o trabalho! Acredito q seja a usina, gostaria d saber sua opniao! Obrigado

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  6. Ola, gostaria de saber a forma ezata de calcula o gasto de massa asfaltica numa obra, pois eu uso esse metodo! (complimento x largura x espesura x 2.4 que é a densidad! Obrigado amigo

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  7. Olá Rodrigo, a segregação pode ocorrer por diversas razões. Pode ser que seja a má qualidade da produção da mistura, o que é comum em usinas mais antigas ou naquelas em que o processo da mistura em si ocorre dentro do tambor de secagem (drum-mix).

    Outro fator pode ser o descarregamento no caminhão. O ideal é não descarregar de uma só vez no caminhão, mas sim em três "montinhos" principais. Para isto, é necessário que haja uma pequena movimentação do caminhão para que haja a formação destas três pilhas principais de asfalto na caçamba.

    Sobre o cálculo do gasto da massa asfáltica numa obra, a sua conta está correta. Eu costumo utilizar o valor de 2,3 para a densidade. Farei em breve uma postagem aqui no blog sobre formas de calcular produção e consumo de mistura asfáltica em uma obra.

    Abraço

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  8. Obrigado pela atençao!!! Me esplica melhor, la agent faz da seguint forma, primeiro um "montinho" na part da frente da casamba, depois na part de tras e por ultimo no meio! Acho q o pobrema esta na qualidad da mistura, pois essa usina ao meu ver a muito tempo nao recebe mununteçao adquada!!!! Parabens pelo trabalho, Abraço

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  9. Boa tarde Juliano, parabéns pelo trabalho realizado no seu blog, sou Engenheiro Civil recém formado e seu blog ta acrescentando bastante para meus conhecimentos,obrigado.

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  10. Olha muito interessante esse blog,sinceramente estou começando no ramo,faz um ano q sou operador rolista as tecnicas q aprendi estaõ totalmente corretas,resolvi dar uma pesquisada para tirar duvidas e tirei ambos quem me ensinou ensinou correto,mais o blog tirou minhas duvidas,valeu um abraço

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  11. Olá Juliano gostaria de saber qual o método correto de se fazer coleta de material de base reciclada para compactação vários pontos como faço.




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  12. Boa tarde trabalho no ramo mas queria saber a calibragem correta do rolo pneumático para entra numa massa asfáltica na espessura dec0,04cm e a rolagem do rolo de chapa para não Dar costelinha na massa asfáltica. Ob

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  13. Parabéns pelo seu blog de sempre muito boa suas informações eu estou de olho para ter um pouco mais de conhecimento parabéns e obrigado.

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  14. como posso melhorar o acabamento na emenda? a vibroacabadora faz primeiramente os lados "sargetas" e depois os meios da pista....como faço para melhorar essa emenda entre a sargeta e a pista? obrigado

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  15. Muito bom cara,ajuda muito esse conteúdo pra quem trabalha comn esse tipo de serviço.

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  16. Qual a calibragem inicial para o rolo pneumatico entrar no asfalto quente?

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    1. Eu trabalhei muito com rolos alemães da Hamm e Bomag. A pressão era medida em BAR e ia de 2 a 8. Colocava pressão intermediária, 5 BAR.

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  17. Bom dia, me meu nome é Vilmar. Quanto a variação de pressão nos pneus do rolo compressor em relação as primeiras passadas e as seguintes, qual a pressão de entrada e qual a de conclusão?

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