Em obras de pavimentação é comum que surjam
dúvidas sobre a sequência de passagem dos rolos compactadores depois da
pavimentadora aplicar o asfalto: primeiramente devemos passar o rolo duplo liso
vibratório ou o rolo de pneus? Quantos rolos são necessários para atingir a
compactação total?
Resposta: depende. Há recomendações técnicas
para certas situações, porém não há uma regra definida.
Basicamente, precisamos conhecer qual
é a mistura asfáltica a ser aplicada e também as características dos rolos de
compactação asfáltica. Estes estão divididos em três grupos:
1. Rolo duplo liso vibratório:
Chamado também de rolo tandem ou “chapa-chapa”,
pode ser utilizado em todos os tipos de misturas asfálticas. Forças dinâmicas
geradas pela vibração somadas ao próprio peso aumentam a capacidade de
compactação. Dependendo da condição da mistura ou se a camada tem baixíssima
espessura, deve ser passado em modo estático. Um exemplo de mistura com
incapacidade de absorver a vibração é a areia asfáltica, utilizada em algumas
regiões onde há carência de agregados minerais.
As forças dinâmicas são geradas pela
ação de um peso excêntrico que gira em alta velocidade no eixo interno do
cilindro, fazendo com que o mesmo faça movimentos de subida e descida em alta
velocidade. A altura com que o cilindro sobe é a amplitude de vibração, medida
em milímetros. O número de vezes com que o cilindro golpeia a camada por
segundo é a frequência de vibração, medida em Hertz. A característica de um
rolo de compactação asfáltica é que a amplitude é baixa (máximo 0,6 mm em
média) e que a frequência é maior do que em relação a rolos single-drum para compactação de solos.
As forças geradas pela vibração otimizam
a compactação, pois as ondas de choque geram vibrações que ajudam a reduzir os
atritos internos entre as partículas de modo a facilitar o rearranjo e encaixe
dos materiais. Com a drástica redução dos atritos entre as partículas que
“emperram” o preenchimento dos vazios internos, a compactação é otimizada.
2. Rolo estático de pneus:
A compactação é obtida pela ação do
próprio peso. A função dos pneus de borracha é selar, desempenar e dar o
acabamento final a superfícies de misturas asfálticas contínuas. Seu uso não é
obrigatório para outros tipos de misturas, tais como as descontínuas ou as que
necessitam de maior rugosidade superficial.
A compactação é alcançada pela ação
do peso do equipamento juntamente com a pressão dos pneus. Primeiramente, o
ideal é que o rolo seja de número par de pneus. Isto para que ocorra a distribuição
igual de peso em cada eixo, com os pneus na pressão intermediária para que haja
100% de contato com o asfalto.
3. Rolos combinados:
São rolos que combinam a compactação
dinâmica vibratória com a compactação estática. O cilindro vibratório é
localizado no eixo dianteiro e pneus lisos são posicionados no eixo traseiro.
É um modelo interessante de ser
utilizado em pequenos reparos rodoviários, operações tapa-buraco, e outros
tipos de pequenas aplicações tais como ciclovias, estacionamentos, ruas de baixo
tráfego e pequenos acessos. Também apresenta boa performance na compactação em
aclives.
Este tipo de rolo compactador não
deve ser utilizado em obras de maior porte onde o correto é alternar o rolo
liso tandem com o rolo de pneus. Ao contrário de um rolo de pneus, com
sobreposição entre os pneus dianteiros e traseiros que garante o total recobrimento
na largura de compactação, o rolo combinado exige com que as passadas sejam realizadas
de forma cuidadosa para evitar que haja partes descobertas sem a passagem dos
pneus.
Em obras de pavimentação pelo Brasil
é muito comum passar o rolo de pneus primeiro e na sequência finalizar com o
rolo chapa liso. A alegação é que o rolo de pneus é mais pesado (por isto é
passado primeiro) e o rolo chapa serve para apagar as marcas que os pneus
deixam no asfalto quente.
Esta alegação é um duplo engano. O
rolo de pneus realmente deixa marcas no asfalto quando o mesmo está em alta
temperatura. Porém os rolos pneumáticos possuem sobreposição entre os eixos
dianteiro e traseiro, o que garante cobrimento em 100% da largura de compactação.
Com isto, praticamente eliminam as marcas no pavimento.
Em relação ao argumento do maior peso
dos rolos pneumáticos, há desconhecimento sobre a compactação vibratória
exercida pelos rolos duplo tandem liso. Mesmo que o modelo de pneus seja mais
pesado, a compactação efetiva é executada pelas forças dinâmicas já descritas
anteriormente.
Para que haja qualidade final na
compactação, é preciso observar bem a todos os detalhes descritos. Importante
utilizar termômetro para controlar a temperatura da mistura asfáltica e jamais
compactar com vibração abaixo de 100°C.
Seguir as instruções de sequência de rolagem também
assegura a ótima execução da compactação asfáltica.
Prezado, parabéns pelo site! Gostaria de saber se tem informações de como se determina o peso do rolo de chapa para pavimentação. Obrigado!
ResponderExcluirOlá Daniel. Não há uma regra, mas sim sugestões de acordo com a relação Peso do Rolo x Espessura do asfalto. Um rolo pequeno de 4 ton pode compactar espessuras de até 5 cm, porém com maior número de passadas do que um rolo de 7 ton ou 9 ton. Utilizar rolos muito pesados (acima de 9 ton) para as camadas inferiores a 5 cm não é recomendado. Alguns tipos de misturas asfálticas, como a areia asfáltica, é preciso ter cuidado redobrado e muitas vezes sequer ligar a vibração do rolo. Um rolo chapa de 9 ton é de aplicação universal, ou seja, pode ser utilizado em obras urbanas e em rodovias, alterando apenas o número de passadas. Abraço
ExcluirEu já prefiro utilizar o rolo de pneu na frente do rolo liso, pelo simples fato de ele utilizar uma grande quantidade de agua, para lubrificação dos tambores, diminuindo a temperatura do asfalto.
ResponderExcluirO rolo de pneu pode ser utilizado na frente do rolo liso, desde que seja passado por último depois. O que não pode é passar o liso com a temperatura da mistura muito baixa, a ponto de danificar o acabamento e quebrar agregados. O rolo de pneu garante um acabamento superficial melhor. Já estive fazendo alguns acompanhamentos em empresas que mudaram a sequência de passadas e os resultados foram muito bons.
ExcluirQuanto ao rolo liso utilizar uma grande quantidade de água, este é um cuidado a mais a ser tomado. O ideal é que o compactador tenha visão desobstruída dos cilindros, tanto dianteiro quanto traseiro. Permitindo ao operador saber o momento que deve ligar os bicos espargidores. Deixar ligado o tempo inteiro não é o ideal, pois pode sim diminuir a temperatura do asfalto e prejudicar a compactação. O correto é aplicar a água em determinados momentos, quanto o cilindro começa a ficar sujo. E claro, os raspadores precisam estar em bom estado para que junto com a água mantenha os cilindros limpos.
Abraço
Parabens
ExcluirOlá o que pode ser utilizado nos bicos de aspersão do rolo de pneu para ele não aderir a massa asfáltica?
ResponderExcluirNormalmente estao utilizando óleo vegetal ou mineral, algumas empresas utilizam óleo diesel, porem o diesel é um veneno para a camada asfaltica
ExcluirExato, o Diesel é péssimo para a camada asfáltica e também para os próprios pneus do rolo.
ExcluirOi, gostaria de saber se você tem alguma receita pra utilizar como antiaderante para asfalto, atualmente estamos usando diesel e estamos com dificuldade de trazer asfaltex pro trecho.
ResponderExcluirOuvi falar de agua com sabao e oleo vegetal. Mas nao sei as proporção e preparação
Diesel é a "pior" opção. Na realidade não é uma opção, pois danifica tanto o pneu quanto o material asfáltico. Há inúmeros fornecedores de antiaderente no mercado. O produto comercializado é diluído em água. Muitas vezes as empresas não se dão conta disto, de que o custo é menor pois ocorre essa diluição. Um produto que vi recentemente se diluia 1 litro em 8 litros de água. Um dos mais utilizados no Brasil é o remocil e alguns tipos de óleo vegetal também. Abs
ExcluirJuliano, Quanto mais pesado for o rolo, melhor?
ResponderExcluirOlá Filipe. Não, o rolo não pode ser excessivamente pesado. Ainda mais no Brasil onde usamos camadas relativamente finas. Um rolo tandem chapa-chapa de 9 toneladas compacta mais rápido uma camada asfáltica de uns 5 cm do que rolos mais leves. Mas é preciso verificar se não há passadas em excesso que gerem o surgimento de pequenas fissuras. O rolo de pneus em torno de 15 ton complementa a compactação e com o efeito de amassamento dos pneus fecha as trincas e fissuras superficiais que podem aparecem após a passagem do rolo vibratório chapa-chapa. É uma boa sequência de aplicação utilizar estes rolos.
ExcluirJuliano, quais as possíveis causas do rolo estático de pneus marcar o asfalto?
ResponderExcluirProvavelmente baixa calibragem dos pneus. Em alguns casos a sujeira pode deixar marcas também, se o sistema de limpeza dos pneus (aditivo e raspador) não estiver 100%.
ExcluirQuero saber qual motivo que fica ondulação depois da compactação do concreto asfáltico.
ResponderExcluirPode ocorrer por vários motivos: base mal compactada, baixa velocidade de compactação com o rolo vibratório, etc. Teria que analisar as condições locais para fazer um diagnóstico.
ExcluirPosso usar um rolo combinado de 4t. para compactar uma camada de asfalto de 4cm?
ResponderExcluirJá acompanhei um rolo combinado de 4,5 t compactando 5 cm de asfalto. Precisou de mais passadas, mas alcançou a compactação.
ExcluirOlá boa tarde gostaria de saber qual o tempo de ruptura do rr2c na pintura de ligação
ResponderExcluirBom dia jóliano. Qual a calibragem idela dos pneus rolo compactado quando os pneus são novos pro asfalto?
ResponderExcluirGostaria de sabe q se conta uma fechada e o rolo indo e voltando pelo mesmo rastro ou asim já conta duis fechada
ResponderExcluirPosso compactar o cbuq com rolo tande vibrando.Sem o acompanhamento do rolo de pneu
ResponderExcluirBom dia Juliano, estou realizando a compactação de duas obras, onde uma apresenta camada de 4cm e a outra camada de 2cm, a sequencia de rolos que uso é pneu colado na acabadora, com o mesmo realizando um determinado numero de fechadas, e assim que a massa esfria o necessario para entrada do rolo tandem duplo sem vibrar, e mesmo assim estamos ficando com marcas na pista e a compactação nem sempre atingi 98% ... A) o que pode ser o motivo das marcas de pneu na pista? sequencia dos rolos? falta de variação da pressao do rolo pneu? impericia do operador de rolos? B) o que pode ser responsavel pela falta de compactação? numero de fechadas? velocidade do rolo pneu? sequencia pneu depois chapa?
ResponderExcluirPara saber:
Massa Faixa D DER/PR
Rolo Pneu 18ton
Rolo Duplo Tandem Vibratorio Hamm
Pressao pneu varia de 5,5BAR(78libras) a 7,5BAR(110 libras)
Qual e a maneira certa de rolagem e ir e voltar pelo mesmo rastro como
ResponderExcluirTô tendo dificuldades para saber o geito certo de rolagem
ResponderExcluirOlá para compactar massa asfáltica de acabamento. Qual a calibragem adequada para os pneus do rolo sp8000
ResponderExcluirTrabalhou com pavimentação asfáltica só que tenho melhor maneira de molhar rolo de pneu com diesel
ResponderExcluirPodemos usar o rolo tema com pneus e chapa em camadas asfáltica. Digo acoplado pneu na frente e cilindro atrás?
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