sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sistemas de Pré-compactação de Pavimentadoras


As pavimentadoras / vibroacabadoras de asfalto realizam o trabalho de aplicação sobre a pista, nivelando e pré-compactando o material asfáltico. São equipadas com uma mesa compactadora na parte traseira, que é a principal parte do equipamento e executa as funções básicas. É importante conhecer os dispositivos de pré-compactação que a mesa da máquina dispõe.



As chapas metálicas de uma mesa compactadora devem estar aquecidas, para evitar a aderência do asfalto à mesa. O aquecimento pode ser por queimadores a gás ou através de resistências elétricas, dependendo do modelo da máquina.
É importante que a mesa esteja inteiramente aquecida antes do início da pavimentação. Um erro muito comum é iniciar a pavimentação sem ter atingido o aquecimento total. Se alguma parte da mesa estiver fria, o material asfáltico acaba grudando nesta parte e provocando o arraste superficial. Isto afeta a qualidade final da pavimentação.
O assentamento do asfalto ocorre pela ação de dispositivos que pressionam o material junto ao solo, deixando a camada asfáltica pré-compactada antes da passagem dos rolos.  Estes dispositivos são:
1)      Chapas vibratórias: são placas lisas e aquecidas que ficam em contato direto com o concreto asfáltico. A vibração auxilia na aplicação do asfalto sobre a base, cuja eficácia depende também do ângulo de ataque, peso da mesa em modo de flutuação e correta velocidade de pavimentação. A utilização de mesas sem sistema de vibração não é o ideal, pois não há pré-compactação do material. É necessário que haja uniformidade no aquecimento e na vibração das placas em toda a largura de pavimentação, para que a qualidade final seja satisfatória. A vibração deve estar ativa tanto na parte extensiva hidraulicamente, quanto nas extensões mecânicas acopladas no caso da utilização destas visando aumento da largura de trabalho.
 
2)      Tamper: dispositivo posicionado em frente as chapas vibratórias, aumentando o grau de pré-compactação da camada. É o primeiro contato da mesa com o material asfáltico. Em movimentos de subida e descida em alta rotação, o Tamper executa um pré-assentamento do material. A frequência de vibração do Tamper pode ser modificada, de acordo com a aplicação em camadas de diferentes espessuras.  
 
3)      Barras de Pressão: barras localizadas na parte traseira da mesa e que exercem força (pressão) sobre a camada asfáltica, alcançando altos índices de pré-compactação. O acionamento da barra se dá através de um gerador de pulso hidráulico, especialmente acoplado a mesa. A barra de pressão é o dispositivo ideal para ser utilizado em aplicações de camadas de base granular e em camadas asfálticas de grande espessura, garantindo densidade uniforme. Desta forma, haverá menor número de passadas dos rolos compactadores, com considerável redução do tempo de execução. Ainda não há no Brasil pavimentadoras configuradas com barras de pressão. A maioria dos envolvidos em obras rodoviárias no Brasil sequer conhece a sua existência.

 
Considerando uma mistura asfáltica de granulometria contínua, os valores aproximados de pré-compactação que cada dispositivo alcança são os seguintes:
O ideal é que a pavimentadora a executar determinado serviço seja selecionada de acordo com a aplicação. O que muito raramente acontece no Brasil. É comum ver obras rodoviárias importantes serem executadas com equipamentos antigos, sem sistema de nivelamento, de pequena largura e com deficiência na aplicação. A fiscalização ainda é extremamente falha em relação à execução dos trabalhos.
 Não há uma regra específica quanto a sua aplicabilidade. O ideal sempre é que a pavimentação alcance o maior grau de compactação possível, visando dar agilidade ao trabalho como um todo. Assim, em obras de rodovias de maior porte é recomendado utilizar a vibroacabadora com mesa dotada de Tamper e placas vibratórias. Em obras de pavimentação urbana, com camadas finas de no máximo 5 centímetros de espessura, pode ser utilizada uma máquina apenas com vibração em toda a sua largura.



Um comentário: