As pavimentadoras / vibroacabadoras
de asfalto realizam o trabalho de aplicação sobre a pista, nivelando e pré-compactando
o material asfáltico. São equipadas com uma mesa compactadora na parte traseira,
que é a principal parte do equipamento e executa as funções básicas. É
importante conhecer os dispositivos de pré-compactação que a mesa da máquina
dispõe.
As chapas metálicas de uma mesa
compactadora devem estar aquecidas, para evitar a aderência do asfalto à mesa. O
aquecimento pode ser por queimadores a gás ou através de resistências
elétricas, dependendo do modelo da máquina.
É importante que a mesa esteja
inteiramente aquecida antes do início da pavimentação. Um erro muito comum é
iniciar a pavimentação sem ter atingido o aquecimento total. Se alguma parte da
mesa estiver fria, o material asfáltico acaba grudando nesta parte e provocando
o arraste superficial. Isto afeta a qualidade final da pavimentação.
O assentamento do asfalto ocorre pela
ação de dispositivos que pressionam o material junto ao solo, deixando a camada
asfáltica pré-compactada antes da passagem dos rolos. Estes dispositivos são:
1)
Chapas vibratórias: são placas lisas e aquecidas que
ficam em contato direto com o concreto asfáltico. A vibração auxilia na aplicação
do asfalto sobre a base, cuja eficácia depende também do ângulo de ataque, peso
da mesa em modo de flutuação e correta velocidade de pavimentação. A utilização
de mesas sem sistema de vibração não é o ideal, pois não há pré-compactação do
material. É necessário que haja uniformidade no aquecimento e na vibração das
placas em toda a largura de pavimentação, para que a qualidade final seja
satisfatória. A vibração deve estar ativa tanto na parte extensiva
hidraulicamente, quanto nas extensões mecânicas acopladas no caso da utilização
destas visando aumento da largura de trabalho.
2)
Tamper: dispositivo posicionado em frente
as chapas vibratórias, aumentando o grau de pré-compactação da camada. É o
primeiro contato da mesa com o material asfáltico. Em movimentos de subida e
descida em alta rotação, o Tamper executa um pré-assentamento do material. A
frequência de vibração do Tamper pode ser modificada, de acordo com a aplicação
em camadas de diferentes espessuras.
Considerando uma mistura asfáltica de
granulometria contínua, os valores aproximados de pré-compactação que cada
dispositivo alcança são os seguintes:
O ideal é que a pavimentadora a
executar determinado serviço seja selecionada de acordo com a aplicação. O que
muito raramente acontece no Brasil. É comum ver obras rodoviárias importantes
serem executadas com equipamentos antigos, sem sistema de nivelamento, de
pequena largura e com deficiência na aplicação. A fiscalização ainda é
extremamente falha em relação à execução dos trabalhos.
Não há uma regra específica quanto a sua
aplicabilidade. O ideal sempre é que a pavimentação alcance o maior grau de
compactação possível, visando dar agilidade ao trabalho como um todo. Assim, em
obras de rodovias de maior porte é recomendado utilizar a vibroacabadora com
mesa dotada de Tamper e placas vibratórias. Em obras de pavimentação urbana,
com camadas finas de no máximo 5 centímetros de espessura, pode ser utilizada
uma máquina apenas com vibração em toda a sua largura.
Obrigado pelas informaçoes...
ResponderExcluir