sábado, 21 de dezembro de 2013

Rolos para asfalto: qual a sequência correta?


Em obras de pavimentação é comum que surjam dúvidas sobre a sequência de passagem dos rolos compactadores depois da pavimentadora aplicar o asfalto: primeiramente devemos passar o rolo duplo liso vibratório ou o rolo de pneus? Quantos rolos são necessários para atingir a compactação total?
Resposta: depende. Há recomendações técnicas para certas situações, porém não há uma regra definida.
Basicamente, precisamos conhecer qual é a mistura asfáltica a ser aplicada e também as características dos rolos de compactação asfáltica. Estes estão divididos em três grupos:
1.     Rolo duplo liso vibratório:

Chamado também de rolo tandem ou “chapa-chapa”, pode ser utilizado em todos os tipos de misturas asfálticas. Forças dinâmicas geradas pela vibração somadas ao próprio peso aumentam a capacidade de compactação. Dependendo da condição da mistura ou se a camada tem baixíssima espessura, deve ser passado em modo estático. Um exemplo de mistura com incapacidade de absorver a vibração é a areia asfáltica, utilizada em algumas regiões onde há carência de agregados minerais.
As forças dinâmicas são geradas pela ação de um peso excêntrico que gira em alta velocidade no eixo interno do cilindro, fazendo com que o mesmo faça movimentos de subida e descida em alta velocidade. A altura com que o cilindro sobe é a amplitude de vibração, medida em milímetros. O número de vezes com que o cilindro golpeia a camada por segundo é a frequência de vibração, medida em Hertz. A característica de um rolo de compactação asfáltica é que a amplitude é baixa (máximo 0,6 mm em média) e que a frequência é maior do que em relação a rolos single-drum para compactação de solos.
As forças geradas pela vibração otimizam a compactação, pois as ondas de choque geram vibrações que ajudam a reduzir os atritos internos entre as partículas de modo a facilitar o rearranjo e encaixe dos materiais. Com a drástica redução dos atritos entre as partículas que “emperram” o preenchimento dos vazios internos, a compactação é otimizada.
 
2.     Rolo estático de pneus:
 
A compactação é obtida pela ação do próprio peso. A função dos pneus de borracha é selar, desempenar e dar o acabamento final a superfícies de misturas asfálticas contínuas. Seu uso não é obrigatório para outros tipos de misturas, tais como as descontínuas ou as que necessitam de maior rugosidade superficial.
A compactação é alcançada pela ação do peso do equipamento juntamente com a pressão dos pneus. Primeiramente, o ideal é que o rolo seja de número par de pneus. Isto para que ocorra a distribuição igual de peso em cada eixo, com os pneus na pressão intermediária para que haja 100% de contato com o asfalto.
 
3.    Rolos combinados:
 

São rolos que combinam a compactação dinâmica vibratória com a compactação estática. O cilindro vibratório é localizado no eixo dianteiro e pneus lisos são posicionados no eixo traseiro.
É um modelo interessante de ser utilizado em pequenos reparos rodoviários, operações tapa-buraco, e outros tipos de pequenas aplicações tais como ciclovias, estacionamentos, ruas de baixo tráfego e pequenos acessos. Também apresenta boa performance na compactação em aclives.
Este tipo de rolo compactador não deve ser utilizado em obras de maior porte onde o correto é alternar o rolo liso tandem com o rolo de pneus. Ao contrário de um rolo de pneus, com sobreposição entre os pneus dianteiros e traseiros que garante o total recobrimento na largura de compactação, o rolo combinado exige com que as passadas sejam realizadas de forma cuidadosa para evitar que haja partes descobertas sem a passagem dos pneus.
Em obras de pavimentação pelo Brasil é muito comum passar o rolo de pneus primeiro e na sequência finalizar com o rolo chapa liso. A alegação é que o rolo de pneus é mais pesado (por isto é passado primeiro) e o rolo chapa serve para apagar as marcas que os pneus deixam no asfalto quente. 
Esta alegação é um duplo engano. O rolo de pneus realmente deixa marcas no asfalto quando o mesmo está em alta temperatura. Porém os rolos pneumáticos possuem sobreposição entre os eixos dianteiro e traseiro, o que garante cobrimento em 100% da largura de compactação. Com isto, praticamente eliminam as marcas no pavimento.  
Em relação ao argumento do maior peso dos rolos pneumáticos, há desconhecimento sobre a compactação vibratória exercida pelos rolos duplo tandem liso. Mesmo que o modelo de pneus seja mais pesado, a compactação efetiva é executada pelas forças dinâmicas já descritas anteriormente.
Para que haja qualidade final na compactação, é preciso observar bem a todos os detalhes descritos. Importante utilizar termômetro para controlar a temperatura da mistura asfáltica e jamais compactar com vibração abaixo de 100°C.  Seguir as instruções de sequência de rolagem também assegura a ótima execução da compactação asfáltica.
 


 
 

22 comentários:

  1. Prezado, parabéns pelo site! Gostaria de saber se tem informações de como se determina o peso do rolo de chapa para pavimentação. Obrigado!

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    1. Olá Daniel. Não há uma regra, mas sim sugestões de acordo com a relação Peso do Rolo x Espessura do asfalto. Um rolo pequeno de 4 ton pode compactar espessuras de até 5 cm, porém com maior número de passadas do que um rolo de 7 ton ou 9 ton. Utilizar rolos muito pesados (acima de 9 ton) para as camadas inferiores a 5 cm não é recomendado. Alguns tipos de misturas asfálticas, como a areia asfáltica, é preciso ter cuidado redobrado e muitas vezes sequer ligar a vibração do rolo. Um rolo chapa de 9 ton é de aplicação universal, ou seja, pode ser utilizado em obras urbanas e em rodovias, alterando apenas o número de passadas. Abraço

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  2. Eu já prefiro utilizar o rolo de pneu na frente do rolo liso, pelo simples fato de ele utilizar uma grande quantidade de agua, para lubrificação dos tambores, diminuindo a temperatura do asfalto.

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    1. O rolo de pneu pode ser utilizado na frente do rolo liso, desde que seja passado por último depois. O que não pode é passar o liso com a temperatura da mistura muito baixa, a ponto de danificar o acabamento e quebrar agregados. O rolo de pneu garante um acabamento superficial melhor. Já estive fazendo alguns acompanhamentos em empresas que mudaram a sequência de passadas e os resultados foram muito bons.

      Quanto ao rolo liso utilizar uma grande quantidade de água, este é um cuidado a mais a ser tomado. O ideal é que o compactador tenha visão desobstruída dos cilindros, tanto dianteiro quanto traseiro. Permitindo ao operador saber o momento que deve ligar os bicos espargidores. Deixar ligado o tempo inteiro não é o ideal, pois pode sim diminuir a temperatura do asfalto e prejudicar a compactação. O correto é aplicar a água em determinados momentos, quanto o cilindro começa a ficar sujo. E claro, os raspadores precisam estar em bom estado para que junto com a água mantenha os cilindros limpos.

      Abraço

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  3. Olá o que pode ser utilizado nos bicos de aspersão do rolo de pneu para ele não aderir a massa asfáltica?

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    1. Normalmente estao utilizando óleo vegetal ou mineral, algumas empresas utilizam óleo diesel, porem o diesel é um veneno para a camada asfaltica

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    2. Exato, o Diesel é péssimo para a camada asfáltica e também para os próprios pneus do rolo.

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  4. Oi, gostaria de saber se você tem alguma receita pra utilizar como antiaderante para asfalto, atualmente estamos usando diesel e estamos com dificuldade de trazer asfaltex pro trecho.
    Ouvi falar de agua com sabao e oleo vegetal. Mas nao sei as proporção e preparação

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    1. Diesel é a "pior" opção. Na realidade não é uma opção, pois danifica tanto o pneu quanto o material asfáltico. Há inúmeros fornecedores de antiaderente no mercado. O produto comercializado é diluído em água. Muitas vezes as empresas não se dão conta disto, de que o custo é menor pois ocorre essa diluição. Um produto que vi recentemente se diluia 1 litro em 8 litros de água. Um dos mais utilizados no Brasil é o remocil e alguns tipos de óleo vegetal também. Abs

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  5. Juliano, Quanto mais pesado for o rolo, melhor?

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    1. Olá Filipe. Não, o rolo não pode ser excessivamente pesado. Ainda mais no Brasil onde usamos camadas relativamente finas. Um rolo tandem chapa-chapa de 9 toneladas compacta mais rápido uma camada asfáltica de uns 5 cm do que rolos mais leves. Mas é preciso verificar se não há passadas em excesso que gerem o surgimento de pequenas fissuras. O rolo de pneus em torno de 15 ton complementa a compactação e com o efeito de amassamento dos pneus fecha as trincas e fissuras superficiais que podem aparecem após a passagem do rolo vibratório chapa-chapa. É uma boa sequência de aplicação utilizar estes rolos.

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  6. Juliano, quais as possíveis causas do rolo estático de pneus marcar o asfalto?

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    1. Provavelmente baixa calibragem dos pneus. Em alguns casos a sujeira pode deixar marcas também, se o sistema de limpeza dos pneus (aditivo e raspador) não estiver 100%.

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  7. Quero saber qual motivo que fica ondulação depois da compactação do concreto asfáltico.

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    1. Pode ocorrer por vários motivos: base mal compactada, baixa velocidade de compactação com o rolo vibratório, etc. Teria que analisar as condições locais para fazer um diagnóstico.

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  8. Posso usar um rolo combinado de 4t. para compactar uma camada de asfalto de 4cm?

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    1. Já acompanhei um rolo combinado de 4,5 t compactando 5 cm de asfalto. Precisou de mais passadas, mas alcançou a compactação.

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  9. Como determinamos o número de passadas?

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  10. Olá boa tarde gostaria de saber qual o tempo de ruptura do rr2c na pintura de ligação

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  11. Bom dia jóliano. Qual a calibragem idela dos pneus rolo compactado quando os pneus são novos pro asfalto?

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  12. Gostaria de sabe q se conta uma fechada e o rolo indo e voltando pelo mesmo rastro ou asim já conta duis fechada

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