segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Distribuidor de cal e cimento



É o equipamento utilizado para aplicação de agentes ligantes, tais como cimento ou cal, em obras de estabilização de solos e reciclagem de pavimentos asfálticos. Trata-se de uma grande inovação na execução destes tipos de aplicação.
Os distribuidores, também chamados de espargidores de agentes ligantes em pó, controlam de forma extremamente precisa a taxa de aplicação. Através de um sistema de controle eletrônico ocorre a regulagem instantânea da quantidade de material que está sendo despejada sobre o solo. A relação se dá pelo volume aplicado em determinada unidade de área (kg/m²), cuja proporção se mantém inalterada mesmo que haja variações da velocidade de avanço do equipamento.
Silo de armazenamento de material com determinado volume é localizado na parte superior da máquina. Há diversas opções deste tipo de equipamento. Pode ser empurrado por um trator ou caminhão, ou até mesmo autopropulsado. O sistema de controle da taxa de aplicação pode ser composto por caracóis sem-fim ou por um sistema rotativo de comportas emborrachadas. Todos os parâmetros de operação são visualizados e controlados pelo operador.
 
A fabricante alemã Streumaster é parceira do grupo Wirtgen em soluções para trabalhos de estabilização de solos e reciclagem de asfalto que envolva a aplicação de cal ou cimento. Produz diversos modelos que se adequam aos mais variados tipos de necessidades. Para o Brasil já foram importadas algumas destas máquinas, como o modelo SW 16 MC. Este equipamento armazena 16 m³ de material e é rebocado por um caminhão, permitindo o fácil transporte entre diferentes locais de aplicação. É recomendado para ser utilizado em um comboio de estabilização ou de reciclagem, em frente à recicladora, devido à rapidez no deslocamento e na distribuição do material.  
 
 
 

A evolução das técnicas construtivas trouxe um grande aumento da produtividade e qualidade dos serviços de recuperação de pavimentos asfálticos. Um exemplo de novos e revolucionários equipamentos são as recicladoras de asfalto, que chegaram ao Brasil na década de 90 e hoje são largamente utilizadas em obras de estabilização de solos e reciclagem asfáltica em todo o país. No entanto, a etapa de espalhamento de cal ou cimento ainda é executada de modo manual na maior parte das obras, sem qualquer tipo de precisão. Alterações da quantidade de material lançada, em excesso ou em pouca quantidade, podem comprometer de forma bastante significativa a qualidade final da obra.
 



 
 
 


6 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de saber a função da cal na pavimentaçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane,

      Sobre o uso da cal na pavimentação, este material pode ser utilizado em duas etapas:

      1) Estabilização de Solos: quando o solo é muito úmido e instável, a cal atua de forma a tornar o solo com maior capacidade de suporte, ao favorecer a secagem do material e possibilitar a sua compactação (ao se aproximar da umidade ótima, permite que se alcance a densidade máxima do material). Minimiza sua deformação plástica e aumentando sua resistência ao cisalhamento.

      2) Mistura Asfáltica: a cal é recomendada para agregados que não tenham boa adesividade com o ligante asfáltico (CAP). Por exemplo, o Gnaisse e o Granito são minerais que exigem o uso da cal. Caso contrário, a pintura da pedra no misturador da usina pode ter falhas, em função da má adesividade do agregado. Já agregados originários de rocha basáltica e calcária possuem já uma boa adesividade natural, não exigindo o uso de cal.

      Abraço

      Juliano

      Excluir
  2. Ola Juliano
    Tenho Cal de boa Qualidade para Asfalto, caso queira entrar em contato meu Watsapp: (37) 99940 6600 ou Http://wsminerals.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Em relação a Cálcio contido na Cal quanto maior a disponibilidade seria melhor? e o que significa "RRT"?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, gostaria de saber o cálculo que tenho que fazer para tirar a taxa de cimento aplicado por metro quadrado

    ResponderExcluir
  5. Trabalhei com um mecânico ñ eletronico gostaria de aprender

    ResponderExcluir