A fresagem asfáltica é a remoção de
uma ou mais camadas do pavimento com largura e profundidade de corte
pré-determinadas através do uso de uma fresadora de asfalto. Este equipamento é
amplamente utilizado em todos os tipos de obras de pavimentação no Brasil e no
exterior. Embora seja uma técnica muito conhecida e utilizada, ainda há pouca
informação sobre os diferentes tipos de tambores de corte disponíveis para as
fresadoras e as respectivas sugestões de aplicação.
Um tambor de corte padrão tem um
espaçamento de 15 mm entre as linhas de corte no pavimento. Este foi o
distanciamento escolhido para ser padrão de fábrica. Com este espaçamento é
possível a remoção da capa asfáltica de rolamento e também de camadas
granulares de base em uma única passada. Devido à versatilidade de aplicações é
o tambor utilizado nos mais variados modelos de fresadoras.
É possível equipar a fresadora de
asfalto com tambores de diferentes espaçamentos entre as linhas de corte no
pavimento, e consequentemente com um número diferente de bits (ferramentas de
corte). Além do tambor de fresagem padrão existe as opções de utilização de um
tambor econômico com menor número de bits e os tambores de fresagem fina e
microfresagem, estes com maior número de bits.
Tambor econômico (Eco-cutter):
Possui menor quantidade de bits em
relação ao tambor padrão, logo maior espaçamento entre as linhas de corte no
pavimento. Ainda é um tipo de tambor de fresagem desconhecido no Brasil e na
América Latina. Quanto maior a distância entre as linhas resultará também em
sulcos maiores. Esta aplicação é recomendada quando o objetivo é a remoção
total das camadas do pavimento com fresagem superior a 20 centímetros de
profundidade. Por ter um menor número de ferramentas de corte consequentemente
haverá menos desgaste e substituição destas peças, desta forma se alcança uma
redução nos custos operacionais. Por ter maior espaçamento entre os bits
resultará em um material fresado de maior granulometria.
Tambor de fresagem fina:
Trata-se de um tambor de corte com
maior quantidade de bits e menor espaçamento entre as linhas de corte no
pavimento. Em comparação com o tambor de fresagem padrão, o espaçamento reduz
de 15 mm para 8 mm. Desta forma os sulcos produzidos são muito menores, cuja
altura interna dos mesmos é reduzida de 4,33 mm para 2,31 mm. Por exemplo,
quando há aplicação de micropavimento sobre a camada fresada ocorre melhor
aderência e principalmente uma redução no consumo do material novo em função da
diminuição dos sulcos resultantes do corte.
Por ter um número maior de bits não é
recomendado a aplicação com profundidade superior a 8 centímetros. Um tambor de
2 metros de largura de fresagem convencional tem 162 bits. Já um tambor 2
metros de fresagem fina possui 274 bits, um aumento próximo de 70% na quantidade.
Este maior número de ferramentas de corte significa maior resistência ao corte
e também maior custo operacional em função do desgaste dos bits. Portanto as
aplicações recomendadas são para fresagem rasa e correções de pequenos defeitos
localizados. Em relação à fresagem convencional haverá uma grande redução nos
torrões de asfalto fresado, melhorando a granulometria do material para um
possível reuso.
Tambor de microfresagem:
Equipado com um alto número de bits,
consequentemente possui menor capacidade de profundidade de corte. Ao contrário
dos demais tambores o objetivo de aplicação não é a remoção da camada mas sim
uma correção superficial do pavimento. O espaçamento entre as linhas de corte é
reduzido de 8 mm para 6 mm e realizada de uma forma mais forte e precisa pelo
fato deste tambor ser do tipo “6x2”, ou seja, a cada rotação completa do tambor
passam dois bits na linha de corte no pavimento. Os demais tambores funcionam
com um único bit passando na linha de corte a cada rotação do cilindro. O
tambor de microfresagem com 2 metros de largura é equipado com 672 bits. Com
este número elevado de ferramentas de corte é recomendável aplicar a
microfresagem no máximo com 3 centímetros.
Por ser mais
um trabalho de correção superficial do que remoção, a microfresagem é
recomendada para operações de aumento de aderência, preparação para tratamento
superficial ou micropavimento, correções de irregularidades inferiores a 3 cm e
remoção de pintura de sinalização. A distância entre as linhas de corte é tão
pequena que o tráfego pode ser liberado sem
a necessidade de aplicação de um novo material de revestimento.
Tambor de microfresagem
Aplicação com microfresagem (à esquerda)
Alguns
modelos de fresadoras apresentam como opcional um sistema de troca rápida dos
tambores de corte, agregando maior flexibilidade e versatilidade ao
equipamento. Este sistema é composto por um compartimento de fácil abertura das
comportas laterais com conexões por parafusos onde o cilindro é fixado em sua
posição de trabalho. Assim em menos de duas horas é possível substituir um tipo
de tambor por outro. É uma ótima opção para empresas que buscam estar dispostas
a atender as mais variadas aplicações em fresagem asfáltica.