O grupo Wirtgen estará presente na
Brazil Road Expo 2013, entre os dias 19 e 21 de março em São Paulo. O estande
terá 460 m² e contará com nove
equipamentos expostos: uma usina de asfalto, uma pavimentadora de asfalto de
pequeno porte, uma fresadora de asfalto, uma recicladora e cinco modelos de
rolos compactadores.
De equipamentos para pavimentação
asfáltica, será apresentada a usina de asfalto modelo UACF Inova 1200 P1, da
nova geração de usinas móveis da Ciber. O equipamento produz até 120 toneladas
por hora, é de chassi único e apresenta uma série de avanços tais como maior
área dedicada para secagem de agregados, área dedicada para mistura a seco
antes da adição do CAP, utilização de material fresado (RAP) e monitoramento
remoto, entre outros. Também estará em exposição o modelo de vibroacabadora de
pequeno porte Vögele Super 700. Destinada a pequenas pavimentações, possui
largura de pavimentação de 0,5 m até 3,2 metros com 15 centímetros de espessura
máxima.
Da linha de equipamentos para
manutenção e recuperação asfáltica serão apresentados os modelos W 100 de
fresadora de asfalto, de fabricação nacional, e a novíssima WR 240, lançamento recente da
Wirtgen em máquinas recicladoras e estabilizadoras, que traz uma série de avanços
tecnológicos que garantem uma fácil operação, qualidade total na homogeneização
do material e adaptação a diferentes tipos de solos e terrenos.
Da linha de rolos compactadores da
Hamm, empresa do grupo Wirtgen que se dedica exclusivamente a fabricação e
desenvolvimento de tecnologias de compactação, serão expostos os modelos 3411P
e 3307 para terraplenagem. Estes compactadores, respectivamente de 11 e 7
toneladas, apresentam tração de fábrica, dupla frequência e amplitude de
vibração para alta eficiência de compactação em solos coesivos e granulares,
além do ponto triplo de articulação que garante amortecimento de choques,
distribuição igual de peso no eixo traseiro, estabilidade direcional e
segurança contra tombamento.
Já na linha para compactação
asfáltica, serão apresentados três modelos: o rolo de duplo cilindro tandem
vibratório HD 75, de 7.500 kg de peso operacional, e o rolo combinado HD 14 VT,
de 4 toneladas, cilindro vibratório dianteiro e pneus no eixo traseiro. Estará em exposição também o modelo de pneus GRW 280,
o mais moderno e com design mais arrojado da categoria com sistema de controle
de pressão dos pneus, fácil lastreamento e dotado de oito pneus, garantindo
igual distribuição de peso sobre o material asfáltico.
Na manhã do dia 21/3 faremos
palestras técnicas sobre tecnologias de pavimentação. Meu colega Marcelo
Zubaran, um dos maiores especialistas em usinas de asfalto e produção de
misturas asfálticas do país, apresentará a palestra “Produção de Misturas
Asfálticas Sustentáveis”. Zubaran participou ativamente no desenvolvimento da
tecnologia de utilização de material fresado em misturas asfálticas a quente e
na aplicação de asfalto morno espumado (Warm Mix Asphalt) em usinas de asfalto
fabricadas no Brasil, os quais serão abordados em sua palestra. Estas
aplicações já foram utilizadas em obras experimentais no Brasil, cumprindo
todos os parâmetros técnicos e de qualidade exigidos. A utilização de material fresado em usinas já foi postado aqui no Blog.
Na sequência, eu abordarei dois
temas. O primeiro será “Pavimentação e Compactação Asfáltica”, ressaltando as
premissas básicas e os cuidados necessários para uma correta aplicação do
material asfáltico na pista. Muitos defeitos nos pavimentos são originados pela
má aplicação do concreto asfáltico pela vibroacabadora (pavimentadora) e por
erros básicos na passagem dos rolos compactadores de asfalto. Uma série de
procedimentos básicos e pequenos cuidados na operação dos equipamentos garantem
uma pavimentação de qualidade.
A última palestra terá o tema
“Métodos de Reciclagem de Asfalto”, abordando as tecnologias desenvolvidas pelo
grupo Wirtgen para reciclagem a frio e a quente que hoje são largamente
utilizadas em todo o mundo. Em reciclagem a frio, o uso das recicladoras em
recuperação estrutural de pavimentos asfálticos, podendo aplicar cal, cimento
ou espuma de asfalto. Também há a opção de uma usina de reciclagem a frio,
quando houver grandes quantidades de material fresado e de materiais
provenientes da demolição da construção civil (RCD), para a produção de camadas
de ligação (binder) em pavimentos. Já em reciclagem a quente se utiliza material
fresado (RAP) em usinas de asfalto. Todos os métodos de reciclagem garantem
rapidez de execução e redução de custos da obra, além de ser ecologicamente
correto ao dar uma boa finalidade para materiais que acabariam sendo
descartados.
Compareçam a Brazil Road Expo para
bater um papo com a gente!
Como fazemos pra assistir as palestras da Brazil Road Expo?
ResponderExcluir