Mês muito corrido, pouco tempo para
atualizar o blog. No entanto, gostaria de compartilhar um problema que
testemunhei em duas obras visitadas este mês e que é muito comum em obras de
pavimentação: a execução da pintura de ligação ou da imprimação.
Trata-se da aplicação de um ligante
betuminoso (emulsão asfáltica) que promove a aderência entre a camada de base e
o revestimento asfáltico. É aplicada também entre camadas asfálticas.
A aplicação deste ligante deve ser
preferencialmente executada com equipamento especial, os caminhões espargidores,
conhecidos popularmente como “burro preto”. Pode ser aplicada manualmente,
desde que seja com precisão e sem deixar pontos vazios. A imprimação deve,
preferencialmente, ser executada em dias secos (com ausência de umidade) e não
muito frios (temperaturas acima de 10°C).
A pintura de ligação deve ser
aplicada em toda a largura e extensão da pista a ser pavimentada. O ideal é que
seja fechada ao tráfego, pois os pneus dos veículos acabam removendo o ligante.
Embora estes conceitos sejam básicos, é muito comum encontrar obras como a da
foto abaixo, com uma aplicação deixando totalmente a desejar:
O recomendado é que a pintura seja
aplicada por passadas da vibroacabadora, como na figura abaixo, onde a faixa da
esquerda ainda não recebeu a aplicação.
Em trechos fresados é fundamental
aplicar a imprimação no local a ser pavimentado, mesmo que a profundidade de
corte não tenha chegado a camada abaixo.
A foto abaixo, uma imprimação manual
bem aplicada.
A má-aplicação da pintura resulta em
uma camada acima com vários pontos “soltos”. Placas podem se desprender
facilmente com o futuro tráfego da via. O próprio processo de compactação
asfáltica pode ser afetado, pois o concreto asfáltico sem a aderência sofrer
movimentações que podem impedir o adensamento do material.
Em obras rodoviárias o problema não
ocorre com tanta frequência devido a fiscalização de órgãos como DNIT, DERs
estaduais, etc. Porém, em obras de pavimentação urbana é muito comum, pois a
fiscalização nestas obras é muito falha. Se na sua cidade acontece o desprendimento
de placas de asfalto, você já tem uma pista do que pode ser a causa.