Máquinas estabilizadoras de solos e
recicladoras de pavimentos asfálticos que executam em uma só passada ambos os
serviços. É possível trabalhar separadamente, realizando somente a
estabilização ou a reciclagem do pavimento. A técnica da reciclagem a frio
apresenta o melhor custo-benefício em termos de recuperação de pavimentos
deteriorados, além de ser o de execução mais rápida também.
A técnica de reciclagem a frio é
assim denominada devido ao processo ser realizado sem aquecimento do material
asfáltico. No desenvolvimento das primeiras técnicas de reciclagem, na década
de 70, havia a necessidade de promover o aquecimento para que o asfalto ficasse
amolecido antes da mistura e homogeneização com outros materiais. O
aprimoramento da técnica ocorreu com a concepção das máquinas recicladoras que
permitem executar mecanicamente o corte, a mistura e a homogeneização do
material.
O princípio de funcionamento é
similar a de uma fresadora de asfalto, através de cilindro rotativo dotado de dentes
de corte (bits) executando o serviço. A diferença é a concepção do cilindro. Em
reciclagem, a distância entre os dentes de corte é maior e não há raspadores e
correias para a remoção do material, que permanece no local. O equipamento
realiza o corte a mistura do material existente com possibilidade de adição de
agentes estabilizadores, tais como cal, cimento e espuma de asfalto.
A recicladora possui uma caixa de
reciclagem onde um cilindro de corte, juntamente com barras espargidoras de
água e asfalto, executa o processo. Caminhão de água e de ligante asfáltico são
interligados com a recicladora através de entradas localizadas a frente do
equipamento.
Em conjunto com o trabalho da
recicladora, os chamados agentes estabilizadores são lançados sobre o solo ou
pista para que seja misturado com o material reciclado. O agente mais utilizado
no Brasil é o cimento, que é adicionado com o objetivo de aumentar a capacidade
de suporte da camada reciclada. Também já existe no país a tecnologia da espuma
de asfalto em reciclagem a frio, que ocorre através da mistura de ligante
asfáltico, ar e água. O volume do ligante aumenta em mais de 15 vezes, cobrindo
os agregados com uma fina película. É preciso configurar de fábrica o
equipamento para executar tal serviço. A figura abaixo mostra detalhes da caixa
de reciclagem equipada para o processo de espuma asfáltica, através da injeção
de ligante asfáltico, ar e água por tubulações especiais.
A técnica da reciclagem a frio em
rodovias já é bastante utilizada nas regiões sudeste, parte do nordeste e do
centro-oeste. Infelizmente na região sul ainda é muito pouco aplicado, sendo
esta região a que mais sofre com alterações climáticas que danificam o
pavimento asfáltico ao longo do tempo. A técnica de reciclagem a frio apresenta
diversas vantagens, tais como evitar a substituição do pavimento deteriorado,
que envolveria uma grande demanda de transporte, poder reutilizar os materiais
existentes e apresentar maior rapidez na execução do serviço. Segue abaixo um vídeo
sobre recicladora trabalhando em estabilização de base.